sexta-feira, 22 de maio de 2015

RD 350 1974 - Como recuperar roscas espanadas e outras melhorias

Como as peças da parte elétrica demoraram a chegar, fui tratando outras prioridades na RD e, uma delas, é a tampa do lado esquerdo do motor. Há um furo onde a rosca está espanada (danificada) e o parafuso que fixa a tampa lateral não pode ser colocado.

É esse o furo
É um parafuso importante, pois o acionamento da embreagem usa a tampa como apoio e, sem esse parafuso, a tampa torce e a embreagem não é acionada corretamente. Então, vou explicar como recuperar roscas espanadas.
Primeiramente, faça uma limpeza no furo e lubrifique com óleo anti-engripante.

Limpeza com óleo
Depois, faça uma rosca no furo com um macho. A escolha do diâmetro do macho depende da rosca postiça que será usada. Nesse caso, os parafusos da tampa lateral tinham 6 mm de diâmetro, então a menor rosca postiça que atende a esse diâmetro é de 8 mm. Comprei numa loja em Jardim Limoeiro, município da Serra na rua São João.

Macho de 8 mm
Rosca postiça











Outra especificação é o comprimento da rosca postiça que foi de 10 mm. Então, para especificar a compra da rosca devemos informar o diâmetro interno, externo e comprimento.

O macho em ação
O macho não é rosqueado de uma única vez semelhantemente a um parafuso. Ele está cortando o material e pode quebrar no caso de força excessiva, então você deve rosquear e retirar o macho alternadamente sempre aplicando lubrificante.
Feita a rosca, é hora de instalar a rosca postiça. Existe uma ferramenta própria para isso, mas uma pequena chave de fenda serve perfeitamente. Depois é só usar, o parafuso entra perfeitamente, resiste a aperto e o acabamento é ótimo.
Prontinho

Instalação da rosca postiça

Teste com parafuso
A tampa do magneto estava com um dos ponto de fixação quebrado. Fui a um local onde faziam reparos em rodas de alumínio e recuperei esse ponto. Agora falta modelar o reforço feito com solda de alumínio.
Suporte recuperado
 Os suportes das setas também foram recuperados e estão aguardando o início da instalação do sistema elétrico para receber as setas. A ideia de pintar de preto não foi minha, o serralheiro que teve a brilhante ideia. Mas tudo bem, isso vai ser cromado mesmo!!

Suportes das setas
Outro problema estava no autolub. Além de não estar funcionando, a tampa são saia por causa de um parafuso com a fenda estragada. Peguei a micro-retifica, fiz uma nova fenda no parafuso e removi a tampa. 



Autolub

Tampa e parafusos novos colocados

A parte legal é saber que o autolub estava lá dentro e a parte ruim será consertá-lo. Bem, ele entrará na fila de prioridades da RD.
Outra coisa que tratei nesse período foi a tampa lateral de fibra de vidro e instalei a nova mesa no magneto. É verdade, comprei outra mesa e mandei fazer aquele trabalho de retirada dos ressaltos em um torneiro mecânico (ver blogs passados). Antes estava muito feio, pois removi os ressaltos com um esmeril. Mas, fiz uma melhoria!!!  Fiz um corte na mesa e instalei um guia, de forma que a mesa pode girar coaxialmente em torno do eixo do virabrequim.

Acabamento perfeito
Guia para mesa
 Na tampa de fibra eu preenchi as partes quebradas com fibra de vidro e agora só falta esculpir os remendos, polir e pintar.

Tampa lateral
Ufa!!! Muita coisa, né!!! Mas tem a parte cômica que não pode faltar no blog e pode ajudar alguém, mesmo sendo uma ideia ridícula!!
Durante essa reforma, constantemente o tanque da RD é removido e a ligação entre os lados do tanque de gasolina impede que isso seja feio. Acaba dando o muito trabalho! Então, interliguei as metades do tanque pelo lado de cima da moto.

Tudo de ligação.
Ficou horrível, mas muito prático kkkkk!!
Até o próximo blog onde devo falar da instalação elétrica. As peças chegaram e estou planejando o serviço.
Inté!!!