sábado, 26 de dezembro de 2015

RD 350 1974 - Vamos abrir o motor

Depois de rodar bastante pelas redondezas e fazer alguns passeios, chegou a hora de mexer no motor. Os passeios estão registrados no meu canal do YouTube também.
Passeio a Fundão
Nessa viagem a Fundão, ela jogava tanto óleo pelas juntas que sujava as outras motos do grupo.
Agendei com um colega que tem uma oficina onde poderei participar dos trabalhos ajudando no que for preciso e filmando. Comprei os discos de embreagem, as juntas e retentores somente, pois eram as únicas coisas certas de serem trocadas.
Kit de juntas


Kit de retentores

Discos de embreagem

Anéis, pistões e bielas, só abrindo para saber a necessidade. Além disso, haviam os rolamentos do virabrequim e câmbio que deram trabalho para comprar. Os rolamentos do virabrequim parecem comuns, mas eles possuem um pino que encaixa na carcaça do carter e, durante a pesquisa que fiz, descobri serem exclusivos dela, a RD 350. Um problema sério.
Rolamento externo do virabrequim. Olha o pino ali.

Então, a solução foi abrir o motor e rezar para que esses rolamentos estivessem bons.
Os pistões e camisas estavam ótimos, anéis frouxos, rolamentos, bielas e pinos do virabrequim ruins e um dos cabeçotes, além de ter uma solda, era da RD 250!!! O outro estava bom.
Pistões em ótimo estado
Camisas muito boas também

As bolachas do virabrequim estavam com os furos cobertos para aumentar a compressão no carter.

Olha o furo da bolacha coberto

Cabeçote perfeito de RD 350
Cabeçote com uma solda no "plug" da vela de RD 250.

A catraca do kickstarter estava gasta e o platô da embreagem tinha uma rosca quebrada. O cambio estava em ótimo estado também.
Câmbio em perfeito estado

Levei o virabrequim para desmontar, limpar, remover as coberturas dos furos da bolachas e balancear. Daí, sai em busca das peças. Os anéis foram fáceis de achar, achei as bielas originais aqui no estado mesmo com muita sorte e os pinos do virabrequim foram adaptados dos pistões de fusca. Restavam os rolamentos com esses benditos pinos. Depois de muita conversa, resolvi fazer como todo mundo, colocar rolamentos semelhantes sem os pinos.
Jogo de anéis
Rolamentos
Pinos de pistão de fusca 1300

Após montar o virabrequim novamente, partimos para montar o motor com o cabeçote, a catraca do kick e platos ruins mesmo.
Virabrequim montado

Eles ficam em pontos de fácil acesso e podem ser comprados depois.
Nesse meio tempo, um colega disse que sobrariam algumas peças de outra RD 350 em reforma, visto que o proprietário comprou um motor inteiro para retirar peças. Mas só teremos certeza quando ele fizer a triagem.
Montamos o motor na moto e a ligamos. A embreagem não quis funcionar, mas foi só fazer uns ajustes e tudo estava resolvido. Os ruídos estranhos que vinham do motor pararam, o torque está bom e ela parece estar andando bem no geral.
Agora é andar um pouco com velocidade constante para amaciar o motor. Vou manter o giro abaixo de 4000 rpm.
No próximo blog devo contar como foram os testes acima de 5000 rpm.