domingo, 22 de fevereiro de 2015

RD 350 1974 - Enquanto o rotor não chega...


Ficou parecendo com guidão Tomazelli
Enquanto o rotor original da DT não chega, resolvi adiantar outras coisas e coloquei o guidão que estava nela invertido. Ficou parecido com o Tomazelli e penso que vai ser assim que vai ficar...claro, com um guidão novo, esse está muito enferrujado e empenado.
Removi a peça que suporta as setas traseiras e vou enviar a uma metalúrgica para refazer os pontos de fixação que estão quebrados. Limpei o suporte de baterias também...algo vazou sobre ele, penso que tenha sido solução de bateria. Parece melado e deu muito trabalho para remover.

Suporte das setas traseiras

Suporte da Bateria
O suporte das setas será recuperado e cromado posteriormente quando a moto toda for para pintura. O suporte de bateria receberá trabalho de funilaria e uma pintura provisória.
Da limpeza do suporte de bateria, sobrou o retificador original da RD 350. Não sei em que estado se encontram de operação, mas não irei utiliza-los pois o sistema elétrico será o da DT. Então, se alguém tiver interesse nessas peças, é só postar um comentário que terei o prazer de enviar.

Regulador de tensão

Retificador
Nesse meio tempo, chegaram os cabos de velocímetro, freio dianteiro, lanterna traseira, setas e aletas das capas laterias.

Várias peças
Em alguns blogs atras eu disse que havia descoberto um mecânico que conhecia motocicletas 2T aqui no ES e RD 350 especificamente. A primeira impressão foi boa, pois haviam duas RD 350 LC em fase de reforma, além da conversa dele ser de quem conhece.
Bem, por hoje é só, mas fica uma boa dica. Para tirar aquela sujeira de óleo ou graxa que fica embaixo e nos cantos das unhas, qualquer tipo de saponácio resolve (Radiun, CIF, etc). Parece aquele sabão granulado, mas que vai ter isso em casa.


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

RD 350 1974 - Como sacar um magneto

No dia 7 nos tentamos retirar o magneto com as peças auxiliares ao saca polias e não deu certo. Em outra tentativa, soldamos as peças no saca polias e, novamente, fracassamos. O volante do magneto chegou a torcer e as peças auxiliares ao saca polias quebravam.
Saca polias adaptado

Então, eu terminei a reforma dos instrumentos do painel e resolvi instalar só para ver como fica. Modéstia a parte, ficou muito bom e a moto fica com outra aparência.

Instrumentos


O painel instalado


Agora é só esperar o próximo lote de peças e instalar as legendas do painel, cabo do velocímetro e etc.
Uma curiosidade sobre esse painel é aquele furo entre os sinalizadores das setas. Aparentemente, não tem função na RD e são cobertos pela legenda, mas através do YouTube, vi alguns vídeos da motocicleta Yamaha TX 600. Era uma moto 4 tempos que usava várias peças da RD 350, inclusive o painel. E, esse furo, abrigava o sinalizador de pressão de óleo.
Passei a semana pensando em um meio de remover o magneto e xingando quem o instalou desse jeito. Então, passei a ver vídeos ensinando a remover magnetos e isso me deixou mais chateado quando via a facilidade que é quando está tudo bem. Vi também umas coisas bizarras, do tipo, sacar magneto com bombinhas ou com pé de cabra e marteladas no eixo do virabrequim.
Cheguei a conclusão que desgraça pouca é bobagem, comprei uma esmerilhadeira angular e cortei o volante do magneto em pedaços.


Imagens fortes...tirem as crianças da sala


Mesmo cortando o volante, precisei sacar o núcleo do volante que ainda estava fixo ao virabrequim. Com o volante removido, foi possível encaixar corretamente as garras de aço do saca polias e puxar. Por incrível que pareça, foi difícil sacar-lo e fiz tanta força no saca polias que bati com a cabeça no tanque da moto.

O volante após ter sido cortado e o eixo.
Por que deu tanto trabalho? Para acertar o ponto, instalaram o volante sem a chaveta, uma peça minuscula, que segura o volante e bateram muito na para o volante não girar em falso. Falando em girar em falso, isso deve ter acontecido mesmo, pois o eixo estava todo marcado... mas nada grave. Portanto, não façam isso!!! Tem um cara no YouTube ensinando a adiantar o ponto da RD 135 passando cal no virabrequim e instalando magneto sem chaveta. Façam o correto, modifiquem a furação da mesa e fixem em outra posição.
Deixando a remoção do magneto no passado, precisamos instalar no novo volante com a nova mesa também, só que irei instalar o novo volante na mesa velha...vamos por partes, né? Se algo der errado, temos menos variáveis na equação.
O volante prendeu na mesa. Ele é um pouquinho mais largo. Puxa, vi essas adaptações e acredito que o volante da DT 180 original é mais estreito que o magnetron. Amanhã vou atrás de um volante estreito que não prenda na mesa...mas tive uma ideia muito doida!!! Vou fazer uma mesa personalizada mesmo que eu encontre o magneto.
Mas isso conto depois...kkkkk