domingo, 21 de setembro de 2014

A minha RD 350 está andando!!!

Para quem não acompanhou desde o ínício, a minha RD 350 era assim em Abril de 2014:

e agora está assim:

Eu sei que falta muita coisa, mas ela está andando!!! Ontem, 20/09/2014 andei nela pra valer ao longo da minha rua. Eu já havia andado outras vezes, só que sem o banco, com um cilindro só, sem marcha lenta e acabava voltado empurrando. Dessa vez não, andei pra lá e pra cá e ela entrou na garagem andando como um veículo!!!
Outra coisa legal foi cruzar com o vizinho que tem uma Kawazaki barulhenta e o barulho da RD abafar o da Kawa...kkkkk!
Agora vamos aos fatos do fim de semana...pois é, estou tão animado que comecei o blog pelo final!!! No fim de semana passado eu corrigi a roda traseira instalando o eixo, os esticadores e a porca castelo...mas o descanso não pôde ser instalado pq o esquema de fixação é dele é diferente. O da RD 1974 é fixado por um parafuso passante e uma porca. Já o da RD 350 LC  tem uma rosca na estrutura do descanso e precisei comprar um parafuso. Comprei durante a semana e instalei ontem à tarde.


Ficou bom, né? Não reparem a sujeira do motor...ela vaza óleo e gasolina pra todos os lados. Tem um lava jato na minha rua e vou ver ser eles lavam o motor dela. Assim vamos poder ver de onde vem esses vazamentos.
Outra coisa que fiz foram umas rolhas para garantir que não há entrada de ar pelas tomadas do autolub. Lembrando que uma das condições dessa restauração é produzir o máximo de peças artesanalmente. Peguei uma mangueira que sobrou dos dutos de respiro dos carburadores e cortei dois pequenos pedaços utilizando a tábua de cortar carne na cozinha lá de casa. (mais artesanal não existe):

esquentei uma das extremidades no fogão e pronto. É só instalar na moto!!

 Rolhas instaladas, chegou a hora de levar a moto pra fora e ver como ficou. Bem, vejam vcs mesmos!!!


Deixei um pouco acelerada de propósito para ver o que acontecia e ela não morreu como era de costume. Ficou funcionando direto e os dois cilindros não falharam. Então, fui dar uma voltinha!!



Note que ela pegou com uma "kicada" só. O barulho é muito forte pq o elemento do silencioso (lã de vidro) está saturado e precisa ser substituído...ai, não teve para a Kawa 600 barulhenta do vizinho...a RD 350 é mais!! Além do barulho da moto, o vento estava muito forte aqui em Vila Velha e apareceu no vídeo.
Logo que comecei a ligar ela na rua a uns 3 meses atrás, desceu um vizinho do meu edifício e reclamou do barulho...ele mora no sexto andar...é muito barulho mesmo, mas gostoso de ouvir.
Desculpem o desempenho do câmera men (na verdade, câmera girl), ela filmou o céu, o chão e etc, mas tá valendo. Guardei na garagem e mandei whats app pra todo mundo!!
Hoje, 21/09/2014, fui afinar a regulagem e experimentar opções, isto é, colocar mais ou menos ar na mistura. Ontem, fiz o básico do manual, dei uma volta e meia no parafuso da entrada de ar e acelerei ajustando o parafuso dos copinhos ou pistonetes como alguns gostam de chamar.
Eu ainda não peguei o jeito da regulagem em motos com dois carburadores e a RD 350 não ajudava, pois apresentava tantos problemas simultaneamente que não dava pra chegar nessa fase e hoje pude fazer isso. Consegui deixá-la bem ajustada e ia dar uma volta para sentir a estabilidade da regulagem, mas a gasolina acabou.
Por ultimo, apareceram umas mulheres bonitas (pra não dizer, gostosas) com roupa de ginástica e começaram a perguntar sobre a moto...até que em fim...eu já estava cansado de bêbados e chatos que pensavam entender de motos. Elas também não entendiam...e dai, tenho muita paciência e explico tudinho. kkkkk Ficaram um pouco e foram embora.
Logo depois, passou uma turma de garotos e um deles disse: "Olha, uma RD 350!!. Outro virou e disse: "Não, é uma CB 500" (ai!!!) e me pediram pra confirmar que moto era aquela. Enchi o peito e disse: RD 350! Ai, o que conhecia pediu para confirmar se era essa moto que dava "pau" na Hornet. Disse na "lata": Ela mesmo!!!
Por hoje chega. O próximo passo será iniciar a recuperação do sistema elétrico e, secundariamente, substituir o elemento do silencioso, verificar os instrumentos do painel, substituir os cabos de vela, lavar o motor.... O sistema elétrico vai ser complicado, pq é inerente desse tipo de sistema, e pq não sei qual o estado do magneto. Se a adaptação da ignição eletrônica seguir o padrão que encontrei até agora, estou fudido e vou sofrer um pouco.
Até a próxima.

3 comentários:

  1. PARABENS PELA LINDA MOTO,TENHO UMA TAMBEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edgar, boa noite.
      Esse blog é bem antigo. Veja os atuais! Ela continua feia, mas já anda normalmente.
      Estou restaurando o freio a disco e vou partir para a parte estética.
      E a sua RD 350, como está?

      Excluir
  2. PARABENS PELA LINDA MOTO,TENHO UMA TAMBEM.

    ResponderExcluir