sábado, 13 de setembro de 2014

Os tork induction chegaram...decepção!

Acabei comprando um par de esticadores de corrente de CB 400. Eles se parecem com os da RD, mas a furação do eixo é menor. Levei-os a um torneiro mecânico para dar um passo no furo e parece que vão servir. Além disso, contratei a confecção de um par de parafusos para marcha lenta que ficaram perfeitos.
O parafuso da esquerda é comprado pronto e não estava dando ajuste na marcha lenta, conforme comentei anteriormente.E, agora, tenho uma margem grande para regular a marcha lenta.
Os tork induction chegaram e o banco ficou pronto...pensei, o final de semana do dias 9 e 10/09 promete. Desci para garagem no sábado com todo esse material e percebi que os tork induction da RD LC não cabiam nela. Fiquei muito puto!!! Primeiro pelo erro na compra das peças e por perder um fim de semana. Além disso, para completar a tragédia, o passo no esticador esquerdo ficou pequeno e não passou no eixo...pensando bem, o trabalho do capoteiro no banco compensou tudo o que ocorreu de errado e salvou o final de semana. Ficou perfeito!!
O capoteiro fez esse banco somente com uma foto que lhe dei como referencia. Coloquei o banco na moto...espetacular como esse componente modifica a aparência da moto que esta cada vez mais bonita.
Falta agora fazer o limitador que mantém o banco aberto e não deixa o peso forçar as dobradiças provocando a quebra da base do banco. Eu não sabia onde esse limitador era fixado na moto, apesar de ter visto fotos da peça. Não havia ranhura ou furo onde ela pudesse encaixar e eu só sabia que a fixação no banco era através de um parafuso que deixei previamente instalado na parte de trás do banco.
Trilho onde é fixado o limitador de curso do banco
Foi ai que recorri a um blog onde uma RD verde foi reformada. Enviei um e-mail para o dono da moto e recebi uma boa explicação com fotos inclusive. A ponta da haste corre por baixo de uma estrutura que faz a união da ponta do quadro na traseira da moto, destacado em vermelho na foto acima...eu não iria descobrir isso nunca sozinho.
Depois do ataque de raiva por causa das peças compradas erradas, tive que me conformar com a situação e seguir em frente. Já que os coletores da RD 1974 são iguais aos da DT, tratei de providenciar um tubo para fazer o equalizador de admissão, pois como eu já havia explicado, a saída do energy induction da DT é menor que a saída do equalizador da RD LC e, por isso, não posso utilizar do tubo que comprei da RD LC. Durante a semana, fui comprar um tubo de alumínio para fazer o equalizador de admissão adaptado aos coletores da DT. Na loja onde fui havia uma variedade muito grande de tamanhos e materiais em que os dutos eram feitos. Além do duto de alumínio, comprei uma barra maciça em alumínio também, ambas com o mesmo diâmetro. Essa barra será usada para obstruir as saídas dos coletores caso o equalizador não funcione bem. "Gato escaldado tem medo de agua fria"...chega de surpresas!!!. É que até agora eu havia obstruído as saídas do energy inductoin com fita de autofusão, mas a fita derreteu.
Aproveitei, comprei uma barra circular em aço e um par de suportes usado para escorar automóveis. Com esses materiais eu pude levantar a moto e mexer na roda traseira com muita facilidade conforme a figura abaixo.

Sob o suporte que fixa a descarga e as pedaleira do carona é possível atravessar a moto com a barra de aço e suspende-la. Ficou muito bom e prático.


Tentei fazer o duto equalizador sozinho, mas não deu certo. Por não possuir as ferramentas adequadas, acabei quebrando o duro ao tentar fazer a segunda dobra...vejam na foto abaixo que eu estava indo bem...


Vou procurar alguém que faça essas dobras para mim e, enquanto isso, vou obstruir as tomadas do energy induction com a barra de alumínio.

Levei novamente os esticadores ao torneiro e corrigi o tamanho do passo no furo do eixo. Procurei também por um descanso lateral novo, comprei um reparo para haste do freio traseiro, recuperei a rosca do eixo traseiro e consegui comprar uma porca castelo. Ah! consegui comprar cupilhas!!! Hoje, tudo está mais fácil!! Na nossa CG 1977, o que fazia o papel de cupilha era um prego!!! Essas peças não existiam para comprar. Primeiro, nós tentávamos remover as cupilhas com muito cuidado para não quebrar, até que elas quebravam inevitavelmente, ai apelávamos e usávamos o que aparecia pela frente.
Hoje, (13/09), coloquei os esticadores, o eixo e o reparo da haste de freio.
Esticador, eixo e reparo da haste do freio instalados


Porca castelo
Não consegui instalar o descanso. Como sempre, precisei adaptar peças de outras motos e comprei um descanso de RD LC. O sistema de fixação desse descanso é feito por um parafuso rosqueado no próprio descanso, ao passo que na RD 74, o parafuso passa através do descanso e é fixado por uma porca. Vou comprar um parafuso que sirva e tudo bem. Mas, está bom...espero mostrar na próxima postagem ela andando...já tirei a poeira do meu capacete!!!
A história de hoje é com meu pai. Conforme falei em outra postagem, ele era muito habilidoso e resolveu consertar a maçaneta da porta do motorista do fusquinha da minha Mãe. (fusquinha esse que tem muitas histórias também)
Para fazer o conserto, ele precisou substituir a fechadura e a chave, consequentemente. E, após a tarefa, jogou a chave antiga  em um matagal que havia em frente a nossa casa. Ocorre que a porta do motor do fusca era aberta por esta mesma chave...então eu chego em casa no exato momento em que ele se dá conta da bobagem que fez e entra pelo mato adentro procurando a chave. Ele estava puto e eu fiz a bobagem de perguntar o que se passava...tomei um "esporro" daqueles e entrei no mato para ajudar a procurar...estava ficando escuro e tive a brilhante ideia de sugerir a substituição da fechadura da tampa do motor...tomei outro "esporro"...até que, por incrível que pareça, achamos a "merda" da chave. kkkkkkkkk

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