sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

RD 350 1974 - Testes após trocar peças no motor

Conclui o ultimo blog dizendo que faria testes com a moto e foi o que fiz.
Andei uns 100 Km na faixa de 4000 rpm e o comportamento dela durante essa fase foi bom. Além disso, aproveitei para corrigir uns probleminhas no cabo do acelerador substituindo as molas dos pistonetes pelas antigas que estavam nela antes, os tubos de acesso ao carburador e eliminar a folga no cabo.
Comprei molas novas para os pistonetes sem avaliar a dureza e o acelerador ficou muito duro. Observando as molas antigas, percebi que a espessura do arame do qual a mola é feita era menor que do arame da nova mola. Isso fez uma diferença enorme o que me obrigou a recolocar as molas antigas.
Os tubinhos de acesso ao carburador precisaram ser trocados por não terem o mesmo tamanho. Um deles foi cortado e atrapalhava na hora de regular além de não fixar corretamente no carburador.
Bem, passei a exigir mais da moto e a rodar acima de 5000 rpm. Além de continuar a perder torque conforme o giro aumenta, ela passou a vibrar muito. Isso foi decepcionante, pois a manutenção do motor aumentou a compressão evidentemente, mas a motocicleta continua andando mal em alta rotação. Na verdade, com o aparecimento da vibração, considero que a moto piorou. E, para completar, ela pifou a uns 10 Km daqui de casa na véspera do ano novo e precisou voltar para casa em um guincho.

RD andando de guincho
O que fez ela parar foi o volante do magneto que soltou e tirou a mesa do lugar. Em suma, ela saiu do ponto. Ocorre que antes disso, percebi que a embreagem começou a baixar, mas não dei importância.
Deixei passar o ano novo, coloquei a mesa no lugar e ela pegou imediatamente. Eta moto boa!!!
Nesse meio tempo, encomendei um par de cabeçotes para o cilindro, visto que ela tem um cabeçote de RD 250 com uma solda cobrindo um buraco. E, enquanto aguardo a chegada dos cabeçotes, passei a recuperar o mecanismo de ajuste da embreagem que fica acoplado a tampa do motor.

Foto do mecanismo de ajuste da embreagem tirada do manual
Como várias outras partes dessa moto, o antigo dono decidiu que esse mecanismo não era necessário e o removeu!!! Bem, na verdade, ele destruiu o mecanismo!!! Só para variar!!!

Parafuso que substituiu aquele que fazia o ajuste.
O ajuste é feito através de um parafuso que empurra a vareta de acionamento dos discos. Obtido o ajuste, há uma porca que mantem o parafuso no ponto ajustado.

Esquema do mecanismo.
Primeiro, foi necessário retirar o parafuso danificado.




Deu um trabalho danado e não consegui retirar. Levei em um torneiro e pronto.
No lugar coloquei um parafuso em aço inox sem a cabeça e fiz uma fenda para ajustar.
Fenda no parafuso de aço

Prontinho. Igualzinho ao original!!!
Durante o teste e ajuste, a embreagem começou a fazer muito barulho e parou de funcionar. Então, entendi que a embreagem começou a parar de funcionar durante o passeio no ano novo.
Agora, alem de instalar os novos cabeçotes, vou precisar abrir a embreagem novamente rezando para não ter quebrado nada difícil de encontrar.
Como quem está na chuva é para se molhar, aproveitei para fazer um par de arruelas especiais para fixação da campana.

Arruela assenta perfeitamente na sede da campana
Com essa arruela a porca que fixa a camapa poderá receber aperto sem o perigo de prender a carcaça da campana.
Fiz tudo isso e os cabeçotes chegaram!!!



Plug da vela em perfeito estado.
 Visualmente os cabeçotes estavam perfeitos, mas para ter certeza que vão assentar corretamente no cilindro apoie sobre uma superfície de vidro, force sobre os buracos dos prisioneiros na diagonal e verifique se o cabeçote não oscila em falso como uma gangorra. Caso isso ocorra, sobre a mesma superfície de vidro, coloque uma lixa d´agua 220 e lixe fazendo um movimento de 8.
Os meus tinham um pouquinho e fiz esse procedimento. Em poucos minutos eles estavam perfeitos.
Bandeja de vidro para servir frios

Lixa d´agua 220 sobre a bandeja

Lixar o cabeçote com movimentos em forma de 8.
Agendei com o mecânico que fez o serviço no motor dela e vamos instalar os cabeçotes e verificar a embreagem neste sábado. Vamos torcer para correr tudo bem e espero que a vibração pare com a colocação de cabeçotes iguais.
Junto com os cabeçotes, consegui comprar o descanso lateral original da RD e vou instalar também. Na verdade, o vendedor tinha muitas peças da 350, mas eu não tinha grana nesse momento.
Descanso lateral original
Para concluir por hoje, vou contar um "causo"...só que esse é diferente daqueles do início do blog.
Eu descobri que a RD 350 tinha um apelido nos Estados Unidos também. Lá ela era conhecida como Big ChefBoy RD 350. Diferente da origem do apelido aqui do Brasil, Big Chef Boyardee é uma marca de macarrão enlatado e o som em inglês do trecho "ardee" da palavra  "Boyardee" soa como RD. Então, virou sinônimo de motos Yamaha da série RD kkkkkkkk.
Macarrão Big Chef Boyardee
Na verdade, todas as RDs eram conhecidas como Big ChefBoy RD. Li isso em um artigo da revista Rider na internet.
Até mais!!!


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