terça-feira, 26 de janeiro de 2016

RD 350 1974 - Verificando a embreagem, a troca dos cabeçotes e solucionando a vibração.

Graças a Deus o que aconteceu com a embreagem não foi sério. Na verdade, a porca que fixa a camapana se soltou. Bem, como eu fiz aquela arruela personalizada e uma de orelha (ver blog anterior), essa porca não sairá mais, visto que a pôde ser apertada corretamente e a arruela de orelha vai mantê-la no lugar.
Os cabeçotes serviram perfeitamente e a moto estava pronta. Sai para dar uma volta e percebemos faíscas saindo do magneto.
Desmontei o magneto e vimos a bobina de luz destruída. Consegui uma emprestada e fiz a substituição, mas a moto não funcionou mais. Depois de algumas medições, descobri que a bobina de força estava em curto. Provavelmente, liguei algo errado e a queimei. Então, consegui outra bobina de força, removi a bobina de luz e a moto voltou a funcionar.
No dia seguinte, comprei duas bobinas de luz e de força para garantir e montei uma mesa toda nova. A moto ficou perfeita com a parte elétrica toda em operação novamente.
Outro problema era a vibração e antes de pensar em virabrequim ou outra coisa empenada, corrigi a fixação do motor. O proprietário fixou o motor com parafusos independentes e o correto era a instalação de parafusos passantes que fazem o quadro ser comprimido sobre o motor. Certamente isso fará a vibração acabar.
Sai a procura desses parafusos e não encontrei. A solução foi comprar barras roscadas e serrar em pedaços de 25 cm.
Outro problema é um ponto de fixação do quadro quebrado.
Fixação do parafuso do motor quebrado

A principio, comprei uma arruela bem grande, tentei usá-la como apoio e ficou visualmente muito bom. Fixei as barras, dei uma volta e a melhora foi clara.
Modelagem da arruela
Arruela instalada
Fixação do outro lado do motor














Durante o teste, passei em frente a um serralheiro que foi bem camarada comigo a um tempo atrás e pedi um pedaço de metal. Com ele, fiz um suporte e substitui a arruela definitivamente. Ficou ótimo!!
Reforço para a fixação do motor
Reforço instalado
Apoio de teflon
Aproveitando que eu estava com tempo, substitui o óleo da suspensão dianteira.
Suspensão desmontada

Bengalas














A bengala esquerda estava empenada no final do curso. Isto é, quando a moto freia, o tubo cromado corre quase até o final e trava faltando um pouquinho para chegar ao final do curso.
A noticia boa é que há um local que desempena e fica bom. Mas, farei isso agora.
Retirei o pouco óleo velho que tinha na suspensão e coloquei novo. Ai vai uma dica, quando virei o tubo da suspensão, não saiu óleo algum e precisei movimentar empurrando o tubo cromado para dentro e para fora. Então, o pouco óleo que havia na suspensão saiu.
O óleo especificado é o 10W-30 e a quantidade são 145 ml em cada bengala.

Óleo 10W-30
Adicionando o óleo
Montando tudo novamente
O resultado não foi muito bom e a suspensão continua dura e desconfortável.
Como vou precisar retirar novamente para desempenar, vou solicitar que façam uma limpeza e espero que melhore.
Outra dica que já dei aqui é lubrificar as oring´s com graxa de silicone. Isso aumenta a durabilidade da oring e melhora a eficiência de vedação. Nesse caso, os parafusos que vedam o topo das bengalas têm uma oring em cada um e é nelas onde deve ser colocado.
Graxa de silicone
Concluindo, instalei um mecanismo para ajustar a folga do cabo da embreagem extra próximo a tampa lateral esquerda. E coloquei o descanso lateral original.
Mecanismo de ajuste

Peça instalada

Descanso lateral
Agora ela fica menos tombada e parou de vazar combustível pelo ladrão do carburador esquerdo. Pois é, pensei que a boia ou a junta da bacia do carburador fossem responsáveis pelo vazamento e, o fato dela ficar muito tombada, fazia um pouco de gasolina passar por cima do pescador da bacia na verdade. Sugiro então não mexer no descanso de forma que a moto fique muito tombada. Sei que alguns pensam ficar mais bonita, mas tem esse inconveniente.
Agora, continua o mistério! Qual o motivo da perda de rendimento acima de 5000 rpm?
Por acaso, estava olhando o mecanismo da válvula do YPVS da RD LC e relacionei uma coisa a outra. O YPVS impõe uma restrição à janela de escape e, quando ele não abre por alguma falha, a motocicleta perde rendimento em alta rotação. Bem, as descargas de minha motocicleta estão muito amassadas como resultado da adaptação a ela. Isso por que é uma descarga Sarashu feita para RD LC e foi adaptada à minha moto na base da pancada.
Restrição no expansor esquerdo 
Restrição no expansor direito
Restrição na saída do coletor














Atras de ajuda, me inscrevi no canal do YouTube "Resistencia 2T SP" e o Resistencia 2T MG" e estou conversando com algumas pessoas. Além disso, vou procurar um caldereiro e pensar em algo não muito caro para substituir essas descargas.
No mais, esse fim-de-semana, dia 30/01, vai acontecer o encontro de motos 2T em Santa Tereza e estarei lá com minha RD 350. 

No próximo blog conto como foi!
Até!!

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