Graças a Deus o que aconteceu com a embreagem não foi sério. Na verdade, a porca que fixa a camapana se soltou. Bem, como eu fiz aquela arruela personalizada e uma de orelha (ver blog anterior), essa porca não sairá mais, visto que a pôde ser apertada corretamente e a arruela de orelha vai mantê-la no lugar.
Os cabeçotes serviram perfeitamente e a moto estava pronta. Sai para dar uma volta e percebemos faíscas saindo do magneto.
Desmontei o magneto e vimos a bobina de luz destruída. Consegui uma emprestada e fiz a substituição, mas a moto não funcionou mais. Depois de algumas medições, descobri que a bobina de força estava em curto. Provavelmente, liguei algo errado e a queimei. Então, consegui outra bobina de força, removi a bobina de luz e a moto voltou a funcionar.
No dia seguinte, comprei duas bobinas de luz e de força para garantir e montei uma mesa toda nova. A moto ficou perfeita com a parte elétrica toda em operação novamente.
Outro problema era a vibração e antes de pensar em virabrequim ou outra coisa empenada, corrigi a fixação do motor. O proprietário fixou o motor com parafusos independentes e o correto era a instalação de parafusos passantes que fazem o quadro ser comprimido sobre o motor. Certamente isso fará a vibração acabar.
Sai a procura desses parafusos e não encontrei. A solução foi comprar barras roscadas e serrar em pedaços de 25 cm.
Outro problema é um ponto de fixação do quadro quebrado.
Fixação do parafuso do motor quebrado |
A principio, comprei uma arruela bem grande, tentei usá-la como apoio e ficou visualmente muito bom. Fixei as barras, dei uma volta e a melhora foi clara.
Modelagem da arruela |
Arruela instalada |
Fixação do outro lado do motor |
Durante o teste, passei em frente a um serralheiro que foi bem camarada comigo a um tempo atrás e pedi um pedaço de metal. Com ele, fiz um suporte e substitui a arruela definitivamente. Ficou ótimo!!
Reforço para a fixação do motor |
Reforço instalado |
Apoio de teflon |
Aproveitando que eu estava com tempo, substitui o óleo da suspensão dianteira.
Suspensão desmontada |
Bengalas |
A bengala esquerda estava empenada no final do curso. Isto é, quando a moto freia, o tubo cromado corre quase até o final e trava faltando um pouquinho para chegar ao final do curso.
A noticia boa é que há um local que desempena e fica bom. Mas, farei isso agora.
Retirei o pouco óleo velho que tinha na suspensão e coloquei novo. Ai vai uma dica, quando virei o tubo da suspensão, não saiu óleo algum e precisei movimentar empurrando o tubo cromado para dentro e para fora. Então, o pouco óleo que havia na suspensão saiu.
O óleo especificado é o 10W-30 e a quantidade são 145 ml em cada bengala.
Óleo 10W-30 |
Adicionando o óleo |
Montando tudo novamente |
Como vou precisar retirar novamente para desempenar, vou solicitar que façam uma limpeza e espero que melhore.
Outra dica que já dei aqui é lubrificar as oring´s com graxa de silicone. Isso aumenta a durabilidade da oring e melhora a eficiência de vedação. Nesse caso, os parafusos que vedam o topo das bengalas têm uma oring em cada um e é nelas onde deve ser colocado.
Graxa de silicone |
Mecanismo de ajuste |
Peça instalada |
Descanso lateral |
Agora, continua o mistério! Qual o motivo da perda de rendimento acima de 5000 rpm?
Por acaso, estava olhando o mecanismo da válvula do YPVS da RD LC e relacionei uma coisa a outra. O YPVS impõe uma restrição à janela de escape e, quando ele não abre por alguma falha, a motocicleta perde rendimento em alta rotação. Bem, as descargas de minha motocicleta estão muito amassadas como resultado da adaptação a ela. Isso por que é uma descarga Sarashu feita para RD LC e foi adaptada à minha moto na base da pancada.
Restrição no expansor esquerdo |
Restrição no expansor direito |
Restrição na saída do coletor |
Atras de ajuda, me inscrevi no canal do YouTube "Resistencia 2T SP" e o Resistencia 2T MG" e estou conversando com algumas pessoas. Além disso, vou procurar um caldereiro e pensar em algo não muito caro para substituir essas descargas.
No mais, esse fim-de-semana, dia 30/01, vai acontecer o encontro de motos 2T em Santa Tereza e estarei lá com minha RD 350.
No próximo blog conto como foi!
Até!!
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