sábado, 19 de julho de 2014

Começou a transformação

Com a chegada dos reparos dos carburadores, desmontei os dois e fiz as substituições no dia 18/04/2014. A figura 9 mostra o inicio dos trabalhos nos carburadores.
Figura 9 - Caburadores Mikuni de 28 mm

 Nenhum parafuso era original e alguns eram de rosca soberba. Além disso, os dutos de alimentação de óleo vindo do autolube foram bloqueados e não sei se haverá reversão. Provavelmente, se eu recuperar o autolube, terei que substituir esse carburadores. Uma pena, pois são Mikuni e podem ser os originais fornecidos com ela. Isto é, podem ter 40 anos.
Substitui esses parafusos por outros de aço e coloquei pequenas porcas fixando o reservatório. Ficou muito bom e o apartamento com cheiro de gasolina.
O orifício do parafuso de ajuste de marcha lenta do carburador esquerdo estava com a rosca danificada e, mais uma vez, o colega que me indicou a compra dessa moto me ajudou. Usando o parafuso da marcha lenta do outro carburador, ele fez um macho e foi possível recuperar a rosca. Comprei dois novos parafusos para marcha lenta e tudo resolvido. Inclusive, são os parafusos de carburador de DT 180. Na verdade, acho que a DT 180 usa carburador Mikuni de 28 mm também. Outra coisa interessante, encontrei velocimetro e conta giros da CG 125, ano 1977 novos nessa loja. Caso alguém tenha interesse, digo onde é a loja. Sempre que preciso de algo, vou lá primeiro apesar de saber que é difícil encontrar peças dessa moto aqui no ES. Outra coisa que fiz foi comprar um par de filtros de ar daqueles cônicos para quebrar o galho.

Figura 10 - Os carburadores instalados


No dia 20/04/2014 tentei fazer o moto funcionar, mas a única coisa boa foi a foto da figura 10, pois ela não pegou de jeito nenhum. No fim-de-semana seguinte resolvi remover o duto equalizador e vedei novamente os orifícios tal como estava quando ela pegou pela primeira, pois os coletores de admissão racharam quando coloquei o duto. Bem, ela pegou sem marcha lenta, um cilindro só (o esquerdo), mas pegou. Parecia estar confirmada a entrada de ar no sistema do cilindro direito. Descobri depois, que os coletores de admissão que estão nela são de DT 180 e aqueles orifícios são as saídas do Energy Induction que são muito menores que o da RD LC e, por isso, o equalizador não coube. Outra coisa, esse duto de equalização não é original da RD 1974, ele é da RD LC, mas fui informado que melhora o desempenho.
Depois de algum tempo, o cilindro da direta entrou...nossa o “ronco” até mudou e chegava a dar arrepio. Novamente, não resisti e andei nela sentado no quadro mesmo. A embreagem e cambio parecem estar em ordem. Para uma moto de 40 anos, a embreagem está muito suave e, se ela estivesse com os freios funcionando, eu tinha acelerado mais...kkkkkk.
Falando em loucuras com motocicletas, fizemos uma muito boa acho que em 1979. Não lembro qual era o motivo, mas estávamos reunidos no estacionamento do Jaraguá (clube de Cachoeiro), deviam ser umas 6 motos. Ai, resolvemos andar com as motos em cima da caixa d´agua da empresa de saneamento da cidade. Improvisamos uma rampa e pronto...ficamos dando voltas sobre a superfície esférica da caixa d´agua. Recentemente, estive lá e havia um aviso: Proibido subir. kkkkkkkk Subíamos ali pra conversar fiado, andar de skate e, por fim, com motos. Lembrando, eram CGs 125.
Voltando ao funcionamento da moto, os dois cilindros não entravam funcionando juntos. Primeiro entra o da esquerda e, depois de um tempo, o da direita entra. Pensei, são as velas, ela está com velas diferentes em cada cilindro. Então, fui comprar e tive uma surpresa: os vendedores das lojas de autopeças não entendem  nada de nada! Quando eu perguntava se havia vela de ignição para motos, a resposta era não. Quando eu pedia: B8HS..ai tinha!!!??? O cumulo foi em um representante autorizado de um famoso produtor de elementos elétricos automotivos. Fui logo perguntando pela B8HS e a resposta foi não, pois ali era uma autorizada de outro fabricante. Perguntei pela tabela de equivalência e a reposta foi que não havia. Depois descobri que a equivalente era a W5CC. Ridículo!! Fui em 5 lojas nesse dia e em todas foi a mesma coisa com poucas variações.
Mesmo com velas novas e iguais o problema persistia. Mexemos muito nela, até que o cilindro da direita entrou e o da esquerda começou a cuspir fogo!! Uma labareda de 20 cm...virei o motoqueiro fantasma. E agora o que mais pode acontecer? Bem aconteceu, quando o da direita parava, cuspia gasolina, ai meu irmão pegou o extintor de incêndio do carro. A moto ia virar um lança chamas! Nesse momento, havia um vizinho olhando nosso trabalho, ele tirou os filhos de perto e foi embora...foi engraçado e rimos muito!

Paramos um pouco para pensar e chegamos a conclusão que mexemos muito e talvez tenhamos perdido a referencia. Uma das coisas que mexemos foi a bobina de ignição e foi quando acabei descobrindo que ela já tem uma ignição eletrônica adaptada.
Figura 11 - Volante do magneto


A bobina de ignição é de CB 400 dois cilindros com certeza, a mesa e rotor devem ser de RD 135 ou DT 180...sei lá.
Ai veio a duvida: o avanço e ponto de ignição? Como isso acontece? E a bobina? Sei que a cada meia volta do virabrequim, tem que dar uma centelha em uma vela. Na outra meia volta, a centelha é na outra. É o CDI que faz tudo isso? Bem, descobrimos que o CDI só gera um trem de impulsos com frequencia proporcional a rotação do motor e mais nada. E como aparecem as centelhas defasadas, então? Sabendo que a bobina é da CB 400 twin isso é fácil de explicar. Nesse tipo de motor, há uma centelha na explosão de um cilindro enquanto o outro está na admissão, assim é possível adaptar na RD. A bobina é um auto-transformador e a geometria do enrolamento promove essa defasagem de forma simples.
Figura 12  - O CDI

Mesmo assim, continuo com varias duvidas quanto a ignição e não acho nada que preste na internet. Ora, alguém diz que a moto fica ótima com CDI adaptado, outro diz que ela fica “boba” e já li sugestões do tipo: voltar com os platinados e só assim fica bom. A impressão é que ninguém sabe o que diz e não achei um kit de ignição eletrônica específico para ela no Brasil. Li sobre a ignição da TZ 350, parece que a moto fica muito boa e é só preciso pagar por volta de R$ 5.000,00. Ai não dá!
Meu irmão leu um blog de um cara nos USA que instalou um kit feito para RD 350 1974. Se nada der certo, trago um de lá.
Independente disso, se alguém souber de boas informações sobre ignição, agradeço a ajuda.

6 comentários:

  1. ola vladimir,a rd antiga funciona com o cdi da rdlc(nova)perfeitamente!!meu irmão adaptou o cdi da rd nova !!!acabou o sofrimento,esperoter ajudado!!! valeo

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  2. opa...adaptação de cdi da rdlc e´possivel e fica ótimo!!

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Amigo, boa noite!
    Ignição da LC funciona bem, vira um canhão, mas não é tão simples; Vejamos porque: O seu virabrequim, pelo que conclui das fotos, é o modelo original com ponta de magneto adaptada para dt 180; Assim sendo, esta trabalhando com mesa estatora, cdi e boninas da DT, além disso, como você descreveu, ainda foi adaptada uma bobina de ignição de cb 400; Não me leve a mal, mas creio que este sistema não esteja rendendo o máximo que esse motor pode dar, além do fato que esses componentes ( bobina de cb e cdi e estaor de dt) tem valores de impedância diferentes, ou seja, mais dia menos dia alguém vai queimar;
    Como lhe disseram, o sistema da 350 lc é uma jóia, adaptação simples, peças relativamente baratas, mas tem um porém, existem macetes para se fazer isso; Outra opção bem razoável, é o conjunto de ignição de motores de popa Yamaha, aqueles de dois cilindros e dois tempos; Tenho uma 350 1973 com a ignição da rd lc; Caso precise, lhe passo um tutorial de como foi feita a adaptação; E lhe garanto que funciona muito bem; Mas não é apenas as pontas do virabrequim que devem ser trocadas, há que se substituir o sistema de embreagem, pois você vai manter o centro do virabrequim original ( modelo antigo) e colocar as bolachas externas da rd lc, substituindo as engrenagem da ponta ( embreagem e autolube) e a embreagem pela da lc;
    Se ler esse tópico e tiver interesse, entre em contato.
    Boa sorte!

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    1. Caro colega, chegou no momento em que vou abrir o motor de minha RD 350 e gostaria de saber se vc pode enviar o tutorial para adaptação da ignição da RD LC.
      Obrigado.

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  5. Outra coisa, esqueça dos platinados pelo amor de Deus. KKKKKKKKKKKKKK

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