sexta-feira, 18 de julho de 2014

Primeiras impressões sobre a motocicleta



No dia 26/03/2014 começou a se realizar o projeto de restauração da motocicleta Yamaha RD 350, ano 1974.
Viajamos (eu e meu irmão, Marco) em uma pick-up leve no dia 26/03/2014 até Minas para trazer a “máquina”. A viagem de ida foi tranquila e, no dia seguinte, tive meu primeiro contato ao vivo com a motocicleta. A primeira impressão não foi boa e percebi haver muito mais “coisas” a restaurar do que eu imaginava. Um balde de água fria, mas a ideia era essa mesmo, ter trabalho, histórias para contar e motivo para beber cerveja. Colocamos a moto na pick-up e pé na estrada.
Figura 1 - A RD pronta para viagem


Para minha surpresa, mal começamos a viagem, uma pessoa reconheceu a moto e fez elogios. Considerando o estado da dela (Figura 1) fiquei feliz, pois era esse meu objetivo: ter uma moto que fale por si.
No dia 29/03/2014 fui tentar fazer o motor funcionar. Como ela não tinha tanque, improvisei um reservatório com uma garrafa de refrigerante e um bico de garrafa de aceite.
Figura 2 - Tanque adaptado
Ela pegou e o motor parece estar bom, mas a carburação não. Ela estava muito acelerada e os parafusos de ajuste de entrada de ar e marcha lenta danificados. Fiz um check-list inicial de forma que eu possa atingir o primeiro objetivo na reforma: fazer a motocicleta andar.


No dia seguinte (30/03/2014) levei-a para fora da garagem e continuei o check list. O objetivo era avaliar o estado da suspensão dianteira. Aparentemente, as bengalas estavam empenadas e deveriam ser condenadas. Desmanchei tudo e, para minha felicidade, a frente dela está boa. Só o suporte do farol está torto.
Figura 3 - Tudo alinhado



Nenhum comentário:

Postar um comentário