quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

RD 350 1974, adaptação da ignição eletrônica

No ultimo blog eu e meu irmão conseguimos marcar onde estava o ponto da RD e constatamos que estava atrasado. Entendemos também como fizeram para adaptar a ignição que está nela.
Por causa da modificação que fizeram no rotor não foi possível sacá-lo com um sacador comum e precisei improvisar. Pensei em remover o excesso de solda no miolo do rotor com uma micro retifica e conseguir rosquear o sacador apropriado, mas demoraria uma eternidade. Quem leu o blog onde eu tentei retificar o coletor de escape com ela sabe do que estou falando.Então, encontrei um saca polias e vou conseguir remover o rotor com certeza.
Saca polias
Um fato nos deixou intrigados quando identificamos onde o ponto de ignição estava. É que o magneto estava enviando ao CDI dois disparos. Um quando o pistão estava em cima e outro quando estava em baixo. Então, procurei por um rotor de DT original e pretendo instalá-lo assim, isto é, original. Com certeza o ponto ficará fora, mas vamos verificar se ele também dispara o CDI em dois pontos.
Fiquei tão animado com nossas conclusões e a possibilidade de adiantar o ponto da RD e ver o resultado que resolvi "chutar o pau da barraca" e comprei um rotor e uma mesa Magnetron da DT 180 12 V.

Rotor e mesa da DT 180
Vejam que os furos de fixação da mesa não possibilitam que a ela seja girada e fixada em outra posição em relação ao eixo do virabrequim. Então, o "maluco" que fez a adaptação da minha removeu o miolo do rotor, o fixou em outra posição e ajustou o ponto de forma que ela ligue e ande. Mas, ficou atrasado. Posso estar sendo injusto com esse cara, mas penso que girar a mesa é muito mais simples e, além disso, era assim que era feito nas motos antigas.
Gostaria de fazer um esclarecimento, no blog anterior eu me referi a uma das bobinas da mesa como "trigger" e hoje encontrei uma pessoa que a chama de bobina de pulso. De qualquer maneira, entendam que é ela que gera o sinal para o CDI disparar as bobinas de ignição.
Até a semana que vem. Espero ter sucesso na minha adaptação e fazer a RD "voar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário