sábado, 31 de janeiro de 2015

RD 350 1974 - Sacando o magneto

Bem, o saca polias não funcionou. As garras não passaram entre a carcaça do motor e a borda do volante do magneto. Foi frustante, pois tenho certeza que ao substituir o magneto e a mesa essa moto vai ficar ótima e, daqui por diante, seria montar a parte elétrica e pronto.
Então, restou pensar em um novo meio de remover o volante do magneto, trabalhar nos instrumentos do painel, conversar com meu irmão e saber de mais uma história sobre nossas motos do passado. Como falei, lá no início do blog, herdei a Puch 1974 do meu irmão e ele me contou que o platinado dela furou com 3 anos de uso. Pois bem, onde arrumar um platinado para Puch em Cachoeiro de Itapemirim? A solução foi procurar um joalheiro e mandar dar um pingo de ouro branco nos contatos do platinado e pronto. Foi só instalar novamente que a Puch voltou a andar e durou mais uns 4 anos.
Fica ai a dica para quem deseja manter os platinados no sistema de ignição de qualquer veiculo e não os encontra mais para comprar.
Enquanto conversávamos, veio uma possível solução para sacar o magneto. Fazer umas ponteiras auxiliares ao saca polias de ferro e fixar ao rotor do magneto com abraçadeiras plasticas.
Ponteiras auxiliares.
Um lado dessas peças entrarão por trás do volante do magneto, o meio da peça fica apoiado na lateral e a outra ponta servirá de apoio ao saca polias. Acredito que vai funcionar.
Outra coisa interessante que gostaria de mostrar é como terminei de recuperar o conta-giros e o velocímetro. Depois de limpar e concertar o odômetro parcial do velocímetro, fiquei aguardando a chegada da graxa de silicone. É, precisei comprar pelo correio por que não encontrei aqui em Vitória e Vila Velha. Inclusive, ninguém conhece isso por aqui. E, para quem não conhece, essa graxa serve para lubrificar componentes mecânicos de plastico e tem grande utilização em impressoras. Além disso, serve para lubrificar o-ring's de borracha evitando que as mesmas ressequem.
Graxa de silicone
Outra solução caseira foi polir os vidros dos instrumentos com pasta de dente. O resultado é ótimo e pode ser usado em qualquer superfície, tomando certo cuidado, pois a pasta de dente é muito abrasiva.

Pasta de dentes
Agora é só polir com uma flanela











Poli o farol dela também e consegui remover muito arranhões.
Amanhã vou experimentar remover o rotor e depois conto como foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário