domingo, 18 de janeiro de 2015

A RD 350 1974 está mesmo com o ponto atrasado

Passadas as atividades de fim-de-ano pude voltar a cuidar da reforma RD 350 e escrever o que tenho feito.
A um mês atras chegaram os cabos de velocímetro e contagiros e a umas duas semanas chegaram as juntas do coletor de escape de DT 180. No caso das juntas e cabo de contagiros a adaptação foi perfeita. Já o cabo de velocímetro veio errado, pois minha RD 350 tem freio de RD 250 a tambor e a fixação é diferente. mas já está chegando.
Roda de 250 na 350.
Também substitui as molas de fixação da descarga e agora não vaza nada. É impressionante como ela melhora com algo tão simples.
Mesmo assim, ela não desenvolve e não passa de um determinado giro. Então, tomei coragem, decidi que vou desmontar a ignição que está nela e vou fazer-la andar bem do meu jeito!! Primeiro, fui verificar o ponto e confirmei que ele está atrasado conforme minha suspeita inicial. Como fiz isso? Com um multímetro que possui testador de continuidade fiz medidas nos fios que saem do "trigger" da mesa. Quem sabe o que estou falando, entende que quando o "trigger" é acionado ele interrompe o sinal que vai para o CDI e a bobina de ignição solta a faísca. Então, girando o rotor com a mão é possível identificar o ponto de ignição quando o multímetro apita e medindo onde o pistão está com um "calibre". No caso da RD 350, o pistão deve estar a 2 mm do final do curso quando a ignição acontece.
Mas, como avançar o ponto? A furação da mesa da DT não possibilita faze-la girar e não há como mover o "trigger" entorno do eixo excêntrico do volante do magneto. Vejam na foto abaixo.

Furos de fixação da mesa para DT

Tenho visto pela internet várias adaptações idênticas a essa que está em minha RD 350 e uma dúvida ninguém tira: como ajustar o ponto? Desconfio que estão colocando o rotor do magneto na "marra" sem chaveta. Vi isso no YouTube em uma RD 135!!! Assim não vale!!!!
Agora, percebam na mesa da outra foto que segue como é o furo de fixação. É uma ranhura e é possível ajustar o ponto. Inclusive, pode-se ler nas marcações: DT 180, DT 200 e RD 135.

Mesa que se ajusta a várias motos

Então, posso fazer o mesmo!! Vou remover as bobinas e o "trigger" da mesa e mandar fazer uma ranhura semelhante a essa adaptado ao ponto da RD 350!! Eu poderia comprar a mesa da foto anterior, mas não sei se esse "range" de giro é o bastante. Além disso, onde está o "trigger" dessa mesa??? Vi mesas assim novas e sem trigger...como isso funciona????
Ocorre, como tudo nessa RD 350, tenho um probleminha...o volante do magneto é de RD 50 e fixaram um "miolo" nele para ajustar o excêntrico com solda e o saca magneto comum não entra...kkkkkkk. Vejam na foto!!!
A rosca do rotor obstruida
Vou precisar usar outro tipo de saca magneto. Se alguém conhecer, indique.
Enquanto escrevia o blog de hoje vi o vídeo do atalho abaixo no YouTube.
https://www.youtube.com/watch?v=n-IVyfwwJgo
Estão adaptando CDI de mobilete em RD 135. Para isso, montam a mesa ao contrário...pra que?? Será que anda mais?? O importante é que fizeram o que acabei de escrever que faria na mesa da minha para poder ajustar o ponto!!! Não sou tão doido assim. Vou estar doido quando colocar CDI de Mobilete na RD 350!!!kkkkk

Um abraço e até quando eu conseguir sacar o magneto!!!!!!

4 comentários:

  1. ola ,. , sua duvida sore o ponto, , o ponto é no momento em que o ima do magneto passar numa das pontas da bobina da mesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Flavio.
      Naquela época eu não sabia e hoje sei como funciona.
      Dê uma olhada nas edições mais recentes que vc vai ver a motoca andando.
      Obrigado.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Gabriel,
      Sim, esse magneto tem 4 imãs. O que estava nela era de RD 50 e hoje está com de DT 180.
      Eu entendi como funciona a ignição e resolvi o problema do ponto. Veja nas edições mais recentes do blog.
      Um abraço.
      Vladimir

      Excluir