segunda-feira, 27 de julho de 2015

RD 350 1974 - Os freios não entraram nas rodas!!!!

Levei as partes da moto ao pintor na segunda feira e fiquei de pegar de volta na sexta. Enquanto isso, fui terminar a adaptação o chicote principal e da caixa da bateria. Além disso, fui procurar onde instalar o retificador, o relé da seta e o CDI.

Suportes de lata adaptações da parte elétrica
Na verdade, adaptar e fabricar peças é a parte mais complicada dessa reforma. Demora por que é feito na base da tentativa e erro, por mais que eu procure projetar o que vou precisar fazer. 
Cortar, dobrar, furar e instalar essas essas peças consumiram muito tempo...claro, considerando que faço isso em um apartamento.

Furos no suporte de bateria
Peças rebitadas


Pronto e é só pintar










Peça pintada
Agora, vamos substituir a corroa e o pinhão. A corrente eu vou deixar para depois, visto que não sei o tamanho e  prefiro levar a moto toda em um mecânico para fazer o serviço.
Coroa substituída
Para Substituir a coroa foram só 4 parafusos, um pouco de jeito e em 10 minutos estava pronto. Ai fui para o pinhão...essa merda não saiu de jeito nenhum!!!! Ele é fixado por uma porca e não há ponto de apoio para fazer força...enfim...recorri ao grupo 2t do ES. A melhor resposta foi ir a uma borracharia que tenha pistola pneumática e retirar. Então, está certo, deixei o pinhão pra lá e vou retirar depois.
Bem, vamos colocar a corrente...puta-que-pariu!!! A coroa nova é original e tem 39 dentes...a corrente velha não deu!! Saio eu procurando uma corrente, encontro uma com o número certo (530), só que muito comprida...vou a um mecânico e ele retira dois elos.
Corrente ficou pequena

Corrente nova












Pinhão filho da puta!!!!

Fui ficando sem frente de trabalho por causa das peças na pintura, então resolvi resolver um problema que me incomodava desde que comprei a moto...o suporte da pedaleira direita do carona. Ela quebrou (quando comprei estava assim), foi soldada e, como diz o "Tonella", quem fez deve ser um pedreiro. Pena que não tenho nenhuma foto da merda que o cara fez, por que só mostrando...explicar é muito difícil. Levei a peça a um serralheiro...isso mesmo! Mostrei a peça, pedi para cortar aqui, esmerilhar ali e soldar novamente. Olha o resultado!! De longe não dá pra ver a solda!!! Ficou retinho!!! Em 30 minutos,

Solda da frente
Solda por trás
Depois de pintar











Continuando sem muito o que fazer, fui substituir o guidão, manetes, carretilha do acelerador, instalar os interruptores de freio, cabos de embreagem e freio dianteiro.

Tudo novo

Na sexta o pintor me ligou e disse que podia pegar as peças da moto!! Estava tudo dentro do cronograma e esperava montar a moto na sexta a tarde. Corri para pegar as peças no pintor...elas ficaram muito boas, apesar de ser uma pintura provisória. O pintor é recomendadíssimo.
Tá tudo ai!!!
Mais viúva negra que nunca
Comecei a montagem, instalei o paralama traseiro, o suporte das setas e o cobre corrente. Até então, sem surpresas e rápido, até pegar as rodas e freios...as lonas eram muito grossas e não entrou!!! Fiquei puto por não ter conferido quando antes...pensei... e agora!

Não entrou!!!
O cara que fez o serviço nos freios não abre aos sábados e estive lá somente hoje, segunda. A sugestão foi dar um passo na panela....hum, não, não e não! Mesmo assim, fui a um torneiro mecânico. Felizmente, ele concordou que não era caso de passo e que o correto era desbastar as lonas. Inclusive, elogiou o estado das panelas, para um veiculo de 40 anos. Amanhã estará pronto e espero montar tudo!
Para concluir, instalei a lanterna traseira e as setas.




Até a próxima!!!

segunda-feira, 20 de julho de 2015

RD 350 1974 - Acelerando a restauração

Boa noite.
Agora a reforma começou a acelerar novamente e terei uma semana por conta da RD.
Os aros e pneus foram substituídos e a raiação completada, as lonas de freio foram trocadas, removi o paralama traseiro, cobre corrente, suporte da lanterna traseira e tanque para levar para pintar.
Lonas trocadas
Rodas prontas para instalar
















Optei em pintar tudo de preto, pois não vou poder (R$) cromar agora os paralamas. Além disso, não tenho o paralama dianteiro.
Moto desmontada

Outra ideia doida foi dada pelo meu irmão. Essa moto é preta segundo os documentos, mas não existe RD 1974 nessa cor. Como pretendo pintar na cor original no futuro e não sei qual é a cor, resolvi não pintar verdadeiramente a moto. Vou mandar aplicar somente  "primer" preto e pronto! kkkkkk Também não vou pintar o quadro agora, isso será feito na 3ª etapa da reforma. Assim, ela ficará com visual "Rat Rod".
O pintor não achou uma boa ideia deixar só no primer, porque não vai economizar nada. Ele tinha muito primer cinza e comprar preto só pra minha moto não ia ficar barato. Além disso, o maior custo está na mão-de-obra da preparação da pintura. Então, decidimos pintar de preto fosco bem simples. Fica pronto na sexta-feira.
Eu ia comprar lã de vidro e arrumar as descargas. O cano do lado direito solta tanta fumaça para o lado que o cubo e aro traseiro ficam completamente sujos de óleo. Se tiver furado, vou cobrir com derepox e pintar de preto. Vou fazer igual faz com câmara de ar: encher de água e ver por onde sai. A descargas novas ficam para a 3ª etapa também. Só que não encontrei a loja que me indicaram, então decidi comprar pela internet.
A capa lateral, o tanque de óleo 2T, cuba e o suporte do farol foram pintados por mim. Ficou tão ruim que vão para o pintor também. Dessa forma, vou ficar com tudo o que vai precisar de pintura preparado e, quando for a hora, desmonto tudo novamente e pinto na cor certa.
Amanhã vou fazer a adaptação no suporte da bateria. Não encontrei a bateria original e nada parecido. Por isso, vou precisar fazer uma pequena modificação no local onde a bateria fica.
Bateria nova

Essa bateria é mais comprida e estreita que a original então vou fazer umas peças de lata e rebitar no suporte original. Além do mais, preciso achar um local para colocar o retificador. Vou descer com o chicote e marcar onde irão ficar o CDI, retificador, fusível, relé do pisca-pisca e medir o apêndices no chicote.
Fiz um vídeo longo andando nela aqui perto de casa e coloquei no youtube: https://youtu.be/Rv-0KFBBoYo
Fiz um time elapse quando retirei as rodas e coloquei no youtube também:https://youtu.be/iuN4kTHw5Y0
No sábado espero mostrar um grande progresso. Até lá!!!

terça-feira, 7 de julho de 2015

RD 350 1974 - Começando a instalar a parte elétrica.

Bom dia. Depois de um longo período, volto a escrever o blog.
É que muitas coisas aconteceram ao mesmo tempo e tive que priorizar as atividades. O legal é que tem muita coisa pra contar...kkkk
Toda a parte elétrica chegou. Comecei a identificar os chicotes, testar os componentes e percebi que iria precisar fazer alguns trechos de cabos.


Identificação do chicote principal

Sai a procura dos fios e rapidamente percebi que não encontraria os fios nas colorações corretas. Paralelamente a isso, o retificador que comprei também não funcionava. Ai fica a dúvida, toda a parte elétrica é da DT 180 e foi escolhido assim para facilitar as compatibilidades, e o retificador não funciona. Chato, né?
Procurei ajuda no grupo "2t do ES"...é isso ai!!! Mais uma novidade boa! É um grupo que possui motocicletas com motor 2 tempos aqui no Espírito Santo. Me emprestaram um retificador Magnetron que estava na RD 135 de um deles e instalei na 350. Funcionou perfeitamente!
Pensei assim, vou usar esse Magnetron mesmo e pronto. Mas resolvi informar ao fornecedor o ocorrido. Quando expliquei o problema, não senti muito interesse, mas quando ele soube que outro retificador havia funcionado, a conversa mudou e logo se colocou a disposição em ajudar. Devolvi o retificador e recebi outro. Também não funcionou!
Talvez a mesa do magneto que eu estou usando seja de DT 180 antes de 1990 e o retificador é da DT 180 Z de 1990 para frente e haja uma incompatibilidade. Bem, deixa pra lá, vai o outro mesmo!!!
O problema da fiação eu resolvi também pelo grupo "2t do ES". Existe um colega que está reformando uma RX 180 e substituiu todo o chicote. O chicote antigo foi gentilmente doado e já está sendo usado na minha 350.
Chicote doador de fios da RX 180 de um colega

Retificador Servitec que não funcionou
Chicote da lanterna e seta traseira sendo feito
Em paralelo a tudo isso, estou preparando os suportes do farol (orelhas do farol) e o farol propriamente dito.
Esses suportes são originais e o farol foi comprado como original, mas não é. O erro foi meu. Pensei que toda parte óptica da 350 fosse Stanley e estava enganado. O farol original é Toyo, a lente é de cristal e é fundida ao refletor...coisa chique. Mas, no impulso, comprei esse farol Stanley sem verificar se era correto.
Então apareceram 2 problemas, o soquete para fixação da lampada nesse farol é de rosquear (nunca vi um desses) e os suportes de farol estavam muito danificados pela ferrugem.
Soquete de rosquear...nunca vi um assim.

Remendo no suporte do farol com resina
Pensei numa solução para o soquete, vou experimentar e ver se dá certo. Quanto ao suporte do farol, fiz um trabalho com resina e parece que vai ficar bom.
Comprei um jogo de manetes de freio e embreagem polidos para ela muito bonitos, mas não havia onde instalar o interruptor da luz de freio. Além disso, comprei uma chave de ignição, errada também. Por sorte, sou freguês conhecido desse fornecedor e substituíram por outros materiais, nesse caso, uma coroa e pinhão.

Coroa e Pinhão
Para finalizar por hoje, os documentos dela estão encaminhados e em breve ela poderá rodar tranquilamente. Por causa disso, vou poder leva-la na exposição de motos com motor 2t que acontecerá no dia 19 de setembro em Santa Tereza, cidade serrana a uns 90 Km de Vitória. Então determinei como meta para finalização da 1ª parte da reforma esse evento. Isto é, ela estará podendo circular. A próxima fase será abrir o moto e refazê-lo. Em seguida, por fim, pintar e cromar.
Lanterna e seta instalados só pra ver como fica
Olha ela ai com a lanterna e a seta. Tá ficando legal, né?
E a caixa de areia sob ela...foi a solução que tive para acabar com a sujeira no chão da garagem.
Até a próxima!!!