terça-feira, 7 de julho de 2015

RD 350 1974 - Começando a instalar a parte elétrica.

Bom dia. Depois de um longo período, volto a escrever o blog.
É que muitas coisas aconteceram ao mesmo tempo e tive que priorizar as atividades. O legal é que tem muita coisa pra contar...kkkk
Toda a parte elétrica chegou. Comecei a identificar os chicotes, testar os componentes e percebi que iria precisar fazer alguns trechos de cabos.


Identificação do chicote principal

Sai a procura dos fios e rapidamente percebi que não encontraria os fios nas colorações corretas. Paralelamente a isso, o retificador que comprei também não funcionava. Ai fica a dúvida, toda a parte elétrica é da DT 180 e foi escolhido assim para facilitar as compatibilidades, e o retificador não funciona. Chato, né?
Procurei ajuda no grupo "2t do ES"...é isso ai!!! Mais uma novidade boa! É um grupo que possui motocicletas com motor 2 tempos aqui no Espírito Santo. Me emprestaram um retificador Magnetron que estava na RD 135 de um deles e instalei na 350. Funcionou perfeitamente!
Pensei assim, vou usar esse Magnetron mesmo e pronto. Mas resolvi informar ao fornecedor o ocorrido. Quando expliquei o problema, não senti muito interesse, mas quando ele soube que outro retificador havia funcionado, a conversa mudou e logo se colocou a disposição em ajudar. Devolvi o retificador e recebi outro. Também não funcionou!
Talvez a mesa do magneto que eu estou usando seja de DT 180 antes de 1990 e o retificador é da DT 180 Z de 1990 para frente e haja uma incompatibilidade. Bem, deixa pra lá, vai o outro mesmo!!!
O problema da fiação eu resolvi também pelo grupo "2t do ES". Existe um colega que está reformando uma RX 180 e substituiu todo o chicote. O chicote antigo foi gentilmente doado e já está sendo usado na minha 350.
Chicote doador de fios da RX 180 de um colega

Retificador Servitec que não funcionou
Chicote da lanterna e seta traseira sendo feito
Em paralelo a tudo isso, estou preparando os suportes do farol (orelhas do farol) e o farol propriamente dito.
Esses suportes são originais e o farol foi comprado como original, mas não é. O erro foi meu. Pensei que toda parte óptica da 350 fosse Stanley e estava enganado. O farol original é Toyo, a lente é de cristal e é fundida ao refletor...coisa chique. Mas, no impulso, comprei esse farol Stanley sem verificar se era correto.
Então apareceram 2 problemas, o soquete para fixação da lampada nesse farol é de rosquear (nunca vi um desses) e os suportes de farol estavam muito danificados pela ferrugem.
Soquete de rosquear...nunca vi um assim.

Remendo no suporte do farol com resina
Pensei numa solução para o soquete, vou experimentar e ver se dá certo. Quanto ao suporte do farol, fiz um trabalho com resina e parece que vai ficar bom.
Comprei um jogo de manetes de freio e embreagem polidos para ela muito bonitos, mas não havia onde instalar o interruptor da luz de freio. Além disso, comprei uma chave de ignição, errada também. Por sorte, sou freguês conhecido desse fornecedor e substituíram por outros materiais, nesse caso, uma coroa e pinhão.

Coroa e Pinhão
Para finalizar por hoje, os documentos dela estão encaminhados e em breve ela poderá rodar tranquilamente. Por causa disso, vou poder leva-la na exposição de motos com motor 2t que acontecerá no dia 19 de setembro em Santa Tereza, cidade serrana a uns 90 Km de Vitória. Então determinei como meta para finalização da 1ª parte da reforma esse evento. Isto é, ela estará podendo circular. A próxima fase será abrir o moto e refazê-lo. Em seguida, por fim, pintar e cromar.
Lanterna e seta instalados só pra ver como fica
Olha ela ai com a lanterna e a seta. Tá ficando legal, né?
E a caixa de areia sob ela...foi a solução que tive para acabar com a sujeira no chão da garagem.
Até a próxima!!!

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